🎄 Oferta limitada: diagnóstico personalizado, gratuito e direto da sua organização. Sem rodeios, sem teorias, só oportunidades reais de melhoria
A gestão Lean se tornou uma ferramenta de gestão universal para a entrega de valor e a otimização de processos de trabalho. Aprenda mais sobre a gestão Lean e seus benefícios.
Provavelmente ouviu falar sobre o conceito da gestão Lean e sua crescente popularidade no mundo dos negócios. Mas não se preocupe se você não a conhece. Nos próximos parágrafos, você irá se familiarizar o Lean.
Na verdade, não é de se surpreender que a gestão Lean esteja espelhada em vários setores. Graças aos seus valores centrais e impacto positivo no desempenho geral de empresas, o conceito Lean aparenta ser uma ferramenta de gestão universal.
Pode aplicar o conceito de Lean em qualquer negócio ou processo de produção, desde fabricação até marketing e desenvolvimento de software.
Provavelmente já ouviu falar do conceito de gestão Lean e da sua crescente popularidade no mundo dos negócios. Mas não se preocupe se não o conhece. Nos próximos parágrafos, irá familiarizar-se com o Lean.
De facto, não é de estranhar que a gestão lean esteja presente em vários setores. Graças aos seus valores centrais e ao impacto positivo no desempenho geral das empresas, o conceito Lean parece ser uma ferramenta de gestão universal.
O conceito de Lean pode ser aplicado a qualquer negócio ou processo de produção, desde a fabricação até ao marketing e ao desenvolvimento de software.
Pode aplicar o conceito de Lean em qualquer negócio ou processo de produção, desde fabricação até marketing e desenvolvimento de software.
entregar valor do ponto de vista do seu consumidor
eliminar desperdícios (coisas que não agregam valor ao produto final)
melhoria contínua
Agora que conhece a ideia central, vamos aprofundar o tema e conhecer os princípios básicos da gestão Lean e a sua origem.
Antes de avançar para os princípios básicos da metodologia Lean, é importante compreender que esta se concentra na melhoria contínua dos processos de trabalho, dos objetivos e das pessoas.
Em vez de tentar manter o controlo total dos processos de trabalho e estar sob os holofotes, a gestão Lean encoraja a responsabilidade e a liderança partilhadas.
Respeito pelas pessoas
Melhoria contínuas
Afinal, uma boa ideia ou iniciativa pode nascer em qualquer nível da hierarquia e o Lean confia nas pessoas que executam o trabalho para dizerem como este deve ser feito.
Atualmente, a gestão enxuta é um conceito amplamente adotado em vários setores industriais. No entanto, este conceito teve origem no Sistema de Produção da Toyota, estabelecido há cerca de 70 anos.
No final da década de 1940, quando a Toyota estabeleceu os fundamentos da produção enxuta, a empresa procurava reduzir os processos que não acrescentavam valor ao produto final.
Com esta mudança, foi possível melhorar significativamente a produtividade, a eficiência, o tempo de ciclo e a eficiência de custo.
Graças a este impacto notável, o pensamento Lean espalhou-se por muitas indústrias e evoluiu para os cinco princípios básicos da gestão Lean, conforme descrito pelo Instituto de Gestão Lean.
Não se deixe enganar: a gestão lean não surgiu de uma só vez. Ainda hoje continua a evoluir, graças a inúmeras observações e ao desejo constante de melhoria.
Então, vamos falar sobre os princípios básicos da gestão lean.
Qual é o objetivo de todas as empresas? Oferecer um serviço ou produto que o cliente esteja pronto para comprar. Para isso, a empresa precisa de acrescentar valor, de acordo com as necessidades do consumidor.
O valor está no problema que está a tentar resolver para o cliente. Mais especificamente, na parte da solução pela qual o seu cliente está efetivamente disposto a pagar. Qualquer outra atividade ou processo que não acrescente valor ao produto é considerado desperdício.
Primeiro, é necessário identificar o valor que pretende entregar e, depois, seguir para o passo seguinte.
Neste ponto, é necessário fazer um mapeamento literal do fluxo de trabalho da sua empresa. Este deve incluir todas as ações e pessoas envolvidas no processo de entrega do produto final ao consumidor. Ao fazer isto, será capaz de identificar as partes do processo que agregam valor.
A aplicação do princípio Lean de mapeamento da cadeia de valor mostrará onde o valor está a ser gerado e em que proporção diferentes partes do processo geram, ou não, valor.
Ao mapear a sua cadeia de valor, será muito mais fácil ver quais os processos que pertencem a cada equipa e quem é o responsável por medir, avaliar e melhorar esses processos. Esta visão geral permitirá detetar os passos que não acrescentam valor e eliminá-los.
Depois de dominar a sua cadeia de valor, tem de se certificar de que o fluxo de trabalho de cada equipa seja suave. Tenha em mente que isto pode demorar algum tempo.
O desenvolvimento de um produto/serviço exigirá, frequentemente, o trabalho conjunto de várias equipas. Os gargalos e as interrupções podem surgir a qualquer momento. No entanto, ao dividir o trabalho em partes mais pequenas e visualizar o fluxo de trabalho, será mais fácil detetar e eliminar os bloqueios no processo.
Ter um fluxo de trabalho estável é uma garantia de que as suas equipas podem concluir tarefas mais rapidamente e com menos esforço. No entanto, para ter um fluxo de trabalho estável, é necessário criar um sistema de puxar.
Neste sistema, o trabalho só é realizado quando há uma necessidade. Isto permite otimizar a capacidade dos recursos e fornecer produtos/serviços apenas quando necessário.
Vamos considerar um restaurante como exemplo. Quando lá chega, pede uma pizza. O pizzaiolo prepara o seu pedido e começa a fazer a sua pizza. Ele não prepara vários pratos antecipadamente, porque não sabe qual será a procura real e esses pratos podem acabar por ser um desperdício de recursos.
Ao concluir todos os passos anteriores, terá construído um sistema de gestão enxuto. No entanto, não se esqueça de prestar atenção a este último passo, que é provavelmente o mais importante.
Lembre-se de que o seu sistema não é isolado nem estático. Os problemas podem ocorrer em qualquer uma das etapas anteriores. É por isso que deve garantir que os funcionários de todos os níveis estão envolvidos na melhoria contínua do processo.
Existem diferentes técnicas para encorajar a melhoria contínua. Por exemplo, cada equipa pode realizar uma reunião diária para discutir o que deve ser feito, o que precisa de ser feito e os possíveis obstáculos. Trata-se de uma forma simples de promover melhorias diárias nos processos.
A crescente popularidade dos princípios Lean deve-se ao facto de se focarem efetivamente na melhoria de todos os aspetos de um processo de trabalho e de envolverem todos os níveis da hierarquia de uma empresa.
Esta é uma grande vantagem para os gerentes.
Ao aplicar o Lean, será capaz de reduzir as atividades que geram desperdício. Portanto, o seu trabalho será focado em atividades que acrescentam valor.
Melhoria da produtividade e eficiência: quando os funcionários estão focados na criação de valor, serão mais produtivos e eficientes, pois não se distrairão com tarefas pouco claras.
Processo mais inteligente (sistema de puxar): ao estabelecer um sistema de puxar, só entregará trabalho quando houver uma procura real. O que nos leva ao próximo benefício.
Melhor utilização de recursos: quando a produção é baseada na procura real, é possível utilizar os recursos apenas quando necessário.
Como resultado, a sua empresa (equipa) será muito mais flexível e capaz de responder mais rapidamente aos pedidos dos consumidores. No final, os princípios de gestão Lean permitir-lhe-ão criar um sistema de produção estável com uma elevada probabilidade de melhoria global do desempenho.